Ensino Fundamental
Momento de formação de jovens leitores e escritores. Alunos capazes de compreender seus potenciais e limites, expandindo seus conceitos, opiniões, conhecimentos e resoluções de situações-problema, tornando-os indivíduos autônomos, proativos e criativos, construindo competências indispensáveis para convívio em sociedade.
Coordenação Pedagógica
-
Sandra Semedo no Ensino Fundamental I
-
Mônica Podsclan no Ensino Fundamental II
-
Direção Pedagógica: Solange Ribeiro
Saiba mais
O objetivo no ensino fundamental contempla o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético, promovendo uma formação integral. É nesse período que estimulamos a capacidade de representação simbólica e de conceitos matemáticos, permitindo compreensão de situações complexas e desenvolvimento da linguagem. Esse direcionamento estimula e fortalece a autonomia, o uso social da escrita e matemática, incluindo nossos alunos no mundo letrato e apoiando-os no mundo real.
O colégio JP, sob essa concepção, pretende, dentre outros objetivos, facilitar e aperfeiçoar nos alunos do ensino fundamental:
- O desenvolvimento de melhores estratégias de pensamento
- As comunicações e as relações interpessoais
- Usar ativamente o conhecimento na resolução de problemas
- Transformar a informação em conhecimento
- Adquirir a capacidade de ir além da informação apresentada,
ou seja, transpor conceitos para a prática
Diferencial JP
Programa de formação de leitores Maralto
O nome Maralto surgiu a partir do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. O símbolo da marca, apresentado de forma estilizada, é um peixe; aquele que navega no mar. A associação proposta é o mar alto como metáfora do livro (da literatura) e o peixe como metáfora do leitor.
No horizonte de trabalho da editora estão livros que estabelecem conexões entre a literatura e outros campos das artes visuais como ilustração, artes plásticas, design e fotografia. A diversidade de títulos engloba diferentes gêneros tais como contos, poemas, crônicas, romances, novelas entre outros e são fundamentais quando se pensa na formação do leitor.
“A Maralto surgiu não apenas para publicar livros, mas para ser um lugar de ideias e ações em torno da leitura, da literatura e dos leitores, passando principalmente pela educação”.